Olá amigos!
Primeiramente preciso agradecer a todos que participaram dessa JAM, os materiais estavam INCRÍVEIS! É muito gratificante ver a evolução do design nacional.
Sem muitas xurumelas, vamos para os destaques da categoria Design:
1) Alquimica (8,50) - Jogo redondinho, bem finalizado e com manual de fácil entendimento. Utiliza a iconografia bem, player aid de fácil entendimento. Com algumas partidas fica mais fácil sacar a iconografia de forma orgânica e facilita demais a vida em jogo. O tema é interessante, a arte está bem resolvida, manual bem escrito e aparentemente sem problemas de balanceamento. Vale a pena imprimir e testar.
2) S-Cotrol (8,00) - Abstrato com tema bem inserido, mecânica bem interessante e manual de fácil entendimento. Acaba se tornando um puzzle com decisões delicadas: o mover na hora certa, com a correta leitura da mesa, é algo recompensador! O tempo de jogo é ideal, e faltou MUITO pouco para ser um jogo totalmente redondo para o mercado. A quantidade de componentes (em especial peças de script) a princípio assustam, quem sabe achar uma solução criativa para isto resolva o jogo e o torne um produto pronto.
3) Há vagas (7,50) - A idéia é bem simples e a execução em jogo é muito interessante. Como sou formado em Comunicação, me vi bem imerso no jogo, que para mim foi muito bem amarrado. Tem um flavor interessante para ser utilizado inclusive no mundo corporativo, como ferramenta de treinamento ou dinâmicas de grupo. O ponto que pega mesmo no desenvolvimento como um produto final é que a pontuação final pode ser desvirtuada em um ambiente competitivo: independente do esforço do "contador de história", os jogadores podem tender a não votar na melhor performance (por querer "marcar" aquele jogador) e no final vencer não quem foi melhor, mas sim o que fez seu papel sem incomodar, criando o velho complexo do Big Brother: onde na final sempre tem um candidato que chegou lá sem expressão nenhuma e que "sobrou" devido a outros mais aptos terem sido "marcados". Fora esta questão, está excelente!
Gostaria de agradecer pelo tempo de todos e dizer que todos os projetos tiveram seus méritos. Alguns mais maduros, outros faltando polimento mas no caminho certo. Nenhum jogo é perfeito e muito menos é um fracasso total: sempre temos ajustes a serem feitos em prol do melhor jogo / produto. Soluções criativas como a sacada do "666" no projeto O Pacto, por exemplo, são MUITO interessantes e precisam ser fomentadas! Num mercado onde são editados vários jogos todo ano, é necessário ter algo bem redondo e se possível (mas não obrigatoriamente) com algo inovador.
Grande abraço a todos os participantes, desejo muito sucesso nesta caminhada!
Rodrigo Sampaio Rodriguez ("Zuzu")