Skip to main content

Indie game storeFree gamesFun gamesHorror games
Game developmentAssetsComics
SalesBundles
Jobs
Tags

Perguntas frequentes (Português)

A topic by Game Curious Montréal created Jun 08, 2020 Views: 265
Viewing posts 1 to 1
Host (1 edit)

Informações sobre a jam

Mas... e se eu nunca fiz um jogo antes?

Não se preocupe! Temos uma página no fórum onde estão sendo postados links com guias, recursos e informações sobre ferramentas acessíveis e fáceis de usar, tutoriais e outros materiais.

Eu tenho que fazer um jogo digital?

Não! Todo tipo de jogo é bem-vindo, incluindo brincadeiras de rua, jogo de tabuleiro ou cartas, LARPs, videogames, jogos de celular, mods de jogos ou qualquer outra coisa meio que parecida com jogos que você queira fazer!

Eu tenho que terminar meu jogo ou postar online?

Não se preocupe em terminar o jogo - o objetivo é se divertir fazendo jogos com outras pessoas e preparar possíveis futuras colaborações. Mesmo se você nunca passar da parte de ter ideias, tudo bem! Ter ideias para jogos pode ser tão divertido quando fazê-los. Se você quiser postar seu jogo online para compartilhar com outras pessoas você pode, mas sem pressão!

Tem prêmio?

Essa jam é anti-hierárquica, então não tem juízes nem prêmios. o objetivo não é tentar fazer o melhor jogo da história, mas fazer algo legal e aprender uns com os outros. Ninguém deveria ter a palavra final do que é “um bom jogo” ou como deveria ser - todas as pessoas têm experiências diferentes, gostos e capacidade e não tem nada de errado com isso!

Informações sobre antifascismo

E pode dar soco em nazistas?

Pode, 100%, certeza.

O que é fascismo?

Existem muitas definições de fascismo por aí, mas tem uma que achamos particularmente útil: Fascismo é um movimento que surge durante um período de crise capitalista, e tem sua base na classe média. Durante a crise, membros da classe média têm de encarar o risco de perder sua posição de privilégio relativo e descer para as classes operárias. Algumas pessoas de classe média se juntam a movimentos fascistas e se viram contra grupos marginalizados ou perseguidos na esperança de garantir sua posição acima deles através de violência organizada, deportações em massa, genocídio e imperialismo. Movimentos fascistas usam pessoas marginalizadas como bodes expiatórios, culpando-as por todos os problemas da sociedade e desviando a atenção das pessoas no poder e das instituições capitalistas que deram origem à crise. É por isso que grupos fascistas frequentemente recebem dinheiro e apoio de donos de negócios que reconhecem que o fascismo os beneficia, enquanto fere as pessoas trabalhadoras e marginalizadas que são alvo da violência fascista. Fascismo também pode ser visto como uma reação a movimentos progressistas que lutam contra opressões - uma tentativa desesperada de reforçar hierarquias e impedir a revolta da classe trabalhadora. É por isso que historicamente fascistas atacam comunistas, anarquistas e outros grupos de esquerda que se opõem diretamente ao fascismo.

Ok, e o que é o antifascismo?

O fascismo cresce, em grande parte, porque sua presença é aceita e tolerada pela maioria das pessoas. Poucas pessoas realmente concordam plenamente com as crenças fascistas ou se juntam a organização abertamente fascistas, mas muitas não fazem nada quando essas organizações, por exemplo, decidem fazer manifestações ou fazem parcerias com grupos de fachada que são menos explícitos mas ainda defendem ideias racistas e de extrema-direita. Antifascistas são pessoas que não querem que o fascismo cresça e ganhe poder, e que decidiram fazer algo quanto a isso. Antifascismo é um movimento feito de uma diversidade de pessoas que estão realizando ações para defender a si mesmas e suas comunidades contra a ameaça fascista, usando uma variedade de táticas. Apesar de serem demonizadas pela mídia, que definem antifascismo como um extremismo perigoso, a maioria de antifascistas se colocam em perigo ao enfrentar fascistas e seus apoiadores (o que frequentemente inclui a polícia). Finalmente, o fascismo afeta a todxs, mas ficar sem fazer nada e esperar que ele passe não vai adiantar. Nós precisamos construir um movimento de massa que se oponha ao fascismo e a tudo que ele representa.

Onde posso ler mais a respeito?

Aqui está uma lista de leituras que podem te aprofundar no assunto: