Segue uma tradução livre das instruções do Ray Ottus:
- Descreva a entrada da dungeon em 7-10 palavras.
- Separe uma página do seu caderno para um mapa simplificado. Não se preocupe muito com qualidade neste ponto, use círculos pra salas e linhas para corredores.
- Estabeleça o layout da dungeon (vertical, horizontal) e quantos níveis ela terá. Depois, estabeleça um tema para cada nível e o número de passagens deste nível para o(s) próximo(s).
- Para cada nível, faça 1D6+2 (3 a 8) salas/áreas e conecte-as. Assegure-se de que elas não estejam conectadas apenas como uma linha reta (a menos que seja isso que você queira). Na dúvida, deixe os dados decidirem o número de conexões de cada sala pra você.
- Distribua elementos nas salas que reforcem os temas que você escolheu para cada nível. Nas salas que conectam níveis diferentes, tente fazer uma mistura dos temas.
- Faça uma lista de 2d6 (11) criaturas diferentes que existem na dungeon e os distribua nas salas. Geralmente as criaturas mais perigosas habitam os níveis maiores/mais abaixo. (BÔNUS: divida as criaturas em facções, descreva seus interesses e conflitos umas com as outras. Pense em como os jogadores podem se aproveitar das dinâmicas das facções para interagir com a dungeon.)
- Espalhe D6 peculiaridades pela dungeon. Peculiaridades são coisas interativas como armadilhas, puzzles, portas falantes etc.
- Defina as salas que tem tesouros (se isso for importante). Role 1d6 para cada sala. Se a sala tiver uma criatura, a sala também tem tesouro num resultado de 1 a 3. Se for uma sala inabitada, só tem tesouro num resultado de 1.
- Crie 3 (ou 1d6+2) itens mágicos/raros e os distribua pela dungeon. Descreva o que eles fazem de interessante e como eles interagem com a dungeon.
Estou sem tempo no momento pra escrever minhas sugestões, vou adicionar nos comentários quando puder. ✌️