Antes de mais nada, fiquem a vontade para perguntar qualquer coisa que não esteja clara.
Recebi algumas perguntas e notei algumas dúvidas frequentes, então resolvi criar esse post para ajudar.
O que é uma gamejam?
Para muitos essa é a primeira gamejam, e talvez esse conceito não seja familiar ainda. Uma gamejam é uma competição de criação de jogos, ela tem data de início e de fim para garantir que todos os jogos participantes foram criados no mesmo período de tempo. Para evitar espertinhos criando jogos antes do início da gamejam, é comum divulgar um tema que seu jogo precisa seguir assim que se dá início.
Qual é a mecânica?
A mecânica será divulgada ao mesmo tempo para todos no dia 19/08, às 19h, quando se tem início a gamejam. Até lá você pode se preparar estudando mais as ferramentas que pretende usar ou procurando um time.
Onde consigo um time?
Você pode procurar um time em qualquer uma das comunidades participantes (lembrando, é claro, que se você procura um programador não faz muito sentido procurar nas comunidades de artes), ou até criando um tópico aqui na página da jam. Qualquer um é livre para criar tópicos e não há problema nenhum em pedir ajuda por aqui.
Até quantas pessoas podem participar do mesmo time? Posso fazer sozinho?
A quantidade que você se sentir confortável. Não há regra quanto a isso, se quiser fazer sozinho, fique a vontade. Se quiser fazer em um time de 40 pessoas, tudo bem também. A única recomendação (não regra) que fazemos, é que para um projeto com um escopo tão pequeno quanto de uma gamejam, times muito grandes costumam mais atrapalhar do que ajudar (mas caso você já tenha experiência e conheça seu time de 40 pessoas, sem problemas)
Posso usar assets de terceiros/prontos?
Pode. A única orientação que tento fazer é que evite usar músicas que tenham direitos autorais (os famosos copyrights) pois alguns streamers e/ou youtubers podem se interessar em mostrar seu jogo em vídeo e isso pode prejudica-los.
Lembre-se também que a votação é popular, e muitas vezes alguém que reconhece um asset que é muito famoso e visto em vários jogos pode avaliar seus gráficos como ruins por não ser original (como por exemplo o Sunny Land da unity que já foi usado no brackeys e visto em vários jogos desde então)
É só voto popular? Não terá um juiz?
É inteiramente voto popular, mas a própria itch.io tem um sistema para tentar fazer com que a votação seja um pouco mais justa. Caso você não tenha participado com um jogo e queria só votar, você terá que votar em 5 jogos aleatoriamente escolhidos pela itch antes de ser livre para votar nos que te chamar atenção. Isso tenta garantir que jogos pouco vistos tenham sempre algum voto.
Posso atualizar meu jogo depois que a jam acabar?
Para ser justo, e como a jam já tem um tempo a mais para imprevistos (vai até as 3 da manhã), NÃO será permitido atualizar os arquivos dos jogos durante o período de votação. Você pode, contudo, atualizar a página do jogo como desejar e até explicar caso algum bug esteja acontecendo. Por isso recomendamos que trabalhe no visual da página após submeter o jogo.
Qualquer mais dúvida estamos a disposição :D