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[Categoria - Uso do Material] Review, notas e conclusões finais. Sticky

A topic by LoboGuarah created Jun 10, 2019 Views: 285 Replies: 1
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1º  S-Control - Nota: 8,5. O jogo é com uma temática em alta, tecnologia e hackers, o jogo parece simples e o manual não assusta, a quantidade de componentes não é alta o que atrai a editora a se interessar a produzir, não será necessário investir muitos recursos em ilustrações e sim mais no layout o que vai baratear os custos, é um jogo que com um produção em escala ficará acessível para ser bem vendido em eventos. No pouco que consegui testar o jogo pareceu estar fechado, um racha cuca legal, mesmo sendo bem abstrato que não é minha área, me pegou pelo tema.

2º Alquímica - Nota: 8,0.

Todo lindinho e feito com carinho, é perceptível isso e nos faz querer jogar. O tema já é um pouco batido, amor e poções, mas a arte dá um diferencial legal, a escolha foi boa. Os componentes estão quase no ponto com números muito bons, mas acho pecou no playaid, que é em 3 partes em vez de duas ou até mesmo em 4. Eu conversaria com os designers em tentar resumidamente deixar as ações descritas nas cartas, essa aversão a texto que o mercado anda tendo afastando algum público. Todo designer deveria ler alguns livros de neurolinguística e ver que pequenos textos não são tóxicos como se falam, o jogo também trata com somas constantes, logo que tem problemas de memória recente sofre muito (eu) decorar os ícones e fazer somas ao mesmo tempo, pode ser complicado para alguns. Eu acho que trabalhando em cima dá para aproveitar muita coisa, até porque é um jogo bacana e graficamente falando tem muito acerto. 

3º Há vagas - Nota 7.0.

Mesmo vendo ele cru, é o típico jogo que bem ilustrado tem um certo apelo comercial, arrisco dizer que até profissional. Há várias variantes deste jogo no mercado, mas com esse tema não tinha visto. Para ir para gráfica acho que uma boa enxugada resolve, ponto forte desse jogo é fazer uma versão de bolso com uma boa arte, tem potencial.

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Aos demais participantes, parabéns a todos. Minha parte era avaliar na questão de editora, no uso do material. Muitos dos jogos de vocês tinham problemas graves de peças para menos ou para mais, creio que seja importante designers aprenderem sobre as chapas de impressões para sempre deixar uma margem para editora trabalhar. Teve um jogo que tinha arte e regras, mas o monte de cartas deixava inviável a produção, até porque há jogos no mercado que é a mesma vibe com ¼ dos componentes. Outros não consegui enxergar o tema da competição dentro dele. Outros são muito parecidos com coisas que já temos no mercado e aos montes. Podem ser excelentes PNPs, mas não no ponto de vista comercial.

Conto com vocês na próxima edição!

Abraços.

Por Thiago Mello

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Opa! Obrigado pelo feedback! E parabéns pela iniciativa, até a próxima edição.