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[Categoria - Especial] Review, notas e conclusões finais

A topic by byMarcolino created Aug 11, 2019 Views: 138 Replies: 1
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Jam Judge

SALVE A BANDEIRA

Jogo com movimentação através de rolagem de dados, onde a sorte fala mais alto do que qualquer outra coisa.

Se a simplicidade da mecânica (rolagem de dados) com a temática (pegar a bandeira) era a proposta de Rústico, foi a única coisa dentro da proposta da Jam. 

Achei que foi mais válido como desenvolvimento teste de um jogo on line do que um jogo propriamente dito.


HERÓIS COMBATENTES [Manual 7,0 | Tema 5,0 | Jogo 6,0]

O tema e o objetivo são o clássico tomar o castelo oponente ou eliminar suas forças, o jogo é consideravelmente simples, mas o manual poderia ser mais sucinto, acabou me deixando dúvidas quanto a cartela do reino e precisei ficar indo e vindo para conferir e compreender. 

Com um tempo médio consideravelmente variável dependendo da agressividade dos jogadores, agrada os agressivos e defensivos. Permitindo partir para ofensiva de cara ou preparar melhor suas defesas.

Uma ressalva aos heróis, que representam sentimentos, mas não me fez realmente sentir algo, além disso, a necessidade de ter um marcador a mais, para conseguir lembrar os turnos e seus respectivos poderes.

Achei que precisava adentar mais a temática proposta pela Jam, mas no geral o design e arte agrada, um jogo simples e bom passa tempo em dois jogadores.


SOLIDÃO [Manual 7,0 | Tema 9,0 | Jogo 8,0]

Com um tema inovador e um objtivo claro, solidão é um jogo simples e temático onde cada jogador precisa encontrar seu par cruzando um mapa através da junção de seus corações. O Anjo perseguidor parece sinistro até, quase como um anjo da morte, a morte do amor.

Fazendo uso de mecânicas de comunicação e interação entre os jogadores para movimentar o casal e beneficiando quando bem comunicados e punindo quando a falta de comunicação me fez sentir mais temático ainda, e muito inserido dentro da proposta da Jam.

Para um protótipo a arte e o design estão ok, mas gostaria de ver melhorias para este jogo interessante.

Melhorias também precisam ser feitas no manual, como organizar as informações, expecialmente quando a movimentação, colocando todas as possibilidades de movimentação topificadas e seguidas uma às outras. Jogadores iniciantes tiveram dificuldade de lembrar do movimento do anjo que, apesar de ser simples, estão me locais diferentes do Manual. A questão do manual começar com a variante para 2 jogadores pode ser confusa para alguns, portanto, colocar as regras e no fim inserir a versão me parece mais interessante, ou pelo menos dentro dos padrões de manuais.
Talvez a inserção de uma carta ajuda com o resumo da movimentação resolveria tudo.

Mas agradou bastante a proposta, mecânica e objetivo extremamente temático.


SENTIMENTOS PORTÁVEIS [Manual 9,0 | Tema 8,0 | Jogo 8,5]

Um jogo simples, dinâmico e rápido. Com uma proposta filosófica e crítica social deveras interessante, além de estar inserido temáticamente no requisito da Jam.

Fazer meus robôs agirem conforme a combinação de sentimentos transmitidos e através disto buscar uma melhor combinação de sentimentos, robôs e cartas restantes que serão passadas adiante foi algo bem legal, pode gerar um AP (Analysis Paralysis ), mas nada muito absurdo, apenas mais uma forma de melhor preparar sua estratégia para pontuar ao final do jogo e vencer.

Tem um manual muito bem escrito, sucinto, direto, com exemplos bem colocados e simples de ser compreendido, facilitando muito o início do jogo.

Achei que ficou bem legal no quesito estratégia, velocidade de jogo, desenvolvimento, aprendizado. Bem construido. Acaba dando vontade de jogar mais novamente logo em seguida.

Para um protótipo a arte e o design estão ok, mas gostaria de ver melhorias para este jogo interessante.

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Agradeço muito por ter jogado, analisado e dado dicas sobre meu jogo Sentimentos Portáveis! Pretendo trabalhar mais nele para tornar um produto de melhor qualidade para o futuro.