Indie game storeFree gamesFun gamesHorror games
Game developmentAssetsComics
SalesBundles
Jobs
Tags

[Categoria - Uso de Material / Editora] Review, notas e conclusões finais

A topic by Sam Geraldini created Aug 12, 2019 Views: 131 Replies: 1
Viewing posts 1 to 2
Jam Judge

Como jurada da categorial de Uso de Material / Editora meu foco para as análises será voltado para 3 questões: o uso do tema, a escolha e o uso dos materiais (componentes) e o potencial de produto que o jogo demonstra.

Os jogos estão classificados em ordem alfabética, independentemente da nota recebida.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Heróis Combatentes  - Material: 7.0 | Produto: 7.0

Heróis combatentes é um jogo de combate para 2 jogadores. O tema melhor abordado por ele foi o Rústico (batalha campal), e também houve leve e não-tão satisfatória aparição do tema Sentimentos (em algumas cartas e nas ambições e características de cada reino).

Falando um pouquinho sobre materiais:

Pra jogar é preciso bastante componentes e ainda assim senti falta de mais alguns. A cartela de reino, por exemplo, seria melhor utilizada com uso de marcadores, e não com anotações. Gostei do autor indicar o uso de feijões como componentes, pois torna o jogo acessível em nível de PNP. Por outro lado, por ser um jogo grande, outras impressões acabam fazendo com que ele não seja de fato uma boa opção de PNP e também que não seja um jogo tão barato para uma produção gráfica.

O manual está um pouco extenso e com uma leitura densa, mas bem redigido. Para uma Jam, achei curioso o nível de detalhamento e aprofundamento nas regras do jogo que, apesar de simples, precisa de bom balanceamento pra funcionar. 

A produção não seria das mais baratas, e acredito que uma boa arte seria exigida para tornar o jogo atraente. Mesmo assim, acho que as decisões de material foram acertadas, com poucos excessos e elementos desnecessários, o que faz dele bem honesto em sua proposta.

Já em questões de produto, a temática do jogo não me cativou, mas reconheço que possui aceitação no mercado. Por ser um jogo unicamente para 2 jogadores, porém, acredito que combinando isso à temática, muito público é perdido.

Mecanicamente enxergo um jogo bom, mas sem inovações. Temo que não tenha tanto espaço no mercado e que seja ainda um diamante bruto, precisando ser lapidado. Em outras palavras, é um jogo que se tornará bom considerando game design e produção complexos, e que portanto precisa de bastante revisão se quiser ser levado adiante.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Salve a Bandeira - Material: sem nota | Produto: sem nota

Salve a Bandeira é um jogo para 2 jogadores bastante simples e mecânico. Ele foi submetido em versão digital testável e, para a versão PNP, um mapa foi disponibilizado.

Considero que a proposta não contemplou de forma coerente nenhum dos 3 temas, não explorando-os bem.

Não foi demonstrado material suficiente para ser analisado, por isso não deixei minha nota. 
O mapa do jogo já vem com alguns elementos que, ao meu ver, deveriam estar separados, como as bandeiras e os marcadores de personagens (poderiam ser tokens). Também é preciso de um dado para jogar.

Em questão de produto, fiquei com dúvidas se o projeto foi desenvolvido pensado como jogo de tabuleiro ou como jogo digital. Ele me soou um teste de desenvolvimento digital, estudando movimentação e rolagem de dados no software. Não há mecânicas novas, dilemas para o jogador ou qualquer recurso que torne o jogo original. 

Sugeriria ao autor estudar novas mecânicas e se aprofundar no tema para tornar o jogo um pouco mais elaborado, sempre focando nas diferenças entre ser simples e simplório.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sentimentos Portáveis - Material: 9.0 | Produto: 8.0

Sentimentos Portáveis é um jogo de 2 a 4 jogadores, trazendo uma crítica social bastante interessante.
Ele aborda os temas Sentimentos (bons e ruins) e Portabilidade (no sentido de portar / carregar os sentimentos).

Em questões de materiais, o jogo conta com  poucos componentes: 18 Cartas de Robô, 42 cartas de sentimento e um manual.

O aproveitamento de cartas é ótimo, com duplicatas, podendo ser um card game pequeno e barato (será que aí também conseguimos encaixar o tema Portabilidade?!) Achei isso bem legal, porque o jogo funciona bem apenas com isso.
O manual também foi muito bem escrito. Ainda tem algumas coisas que podem ser melhoradas, mas já deu pra enxergar um PNP pronto com o que foi entregue.

Em questão de produto, o jogo é promissor.
Pequeno, simples de entender, com dinâmicas interessantes e dilemas ao jogador. Sentimentos Portáveis me soa um card game filler que facilmente teria espaço no mercado, se fosse bem trabalhado.
Minha dica é testar bastante pra enxergar e corrigir os defeitos e levar o jogo pra frente. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Solidão - Material: 8.0 | Produto: 7.0

Solidão é um jogo temático, cooperativo e projetado para 2 jogadores (embora tenha uma variante para 4 pessoas). Ele conseguiu abordar de forma clara os temas Sentimentos (amor, companheirismo, etc) e Rústico (rua antiga de ladrilhos, bosque).

Em questões de materiais, o jogo conta com : 1 tabuleiro dividido em 4 partes, 32 cartas pequenas, 4 peças de personagens, 1 peça de anjo e 1 manual pequeno.

As peças de personagens e anjo podem ser produzidas de várias formas (meeples, tokens, miniaturas), o que dá uma flexibilidade na produção e no custo. Enquanto o tabuleiro é um componente custoso, querendo ou não. As cartas me pareceram uma solução boa para a utilidade proposta. 

 Em questão de produto, considero os seguintes pontos os de maior destaque: 

Com mecânicas simples, e um tema regional e original, Solidão parece se enquadrar em 3 públicos : famílias, casais e crianças. Temo, porém, que não seja possível atingir os 3 públicos ao mesmo tempo, sendo necessário um maior estudo de público para que o jogo seja melhor direcionado.

Ter sido projetado para 2 jogadores é um risco alto, visto que há fortes competidores nessa categoria. A variante para 4 jogadores, porém, consegue mitigar esse risco, mas poderia ser explorada de outra forma no manual.

Em resumo, achei o jogo diferente e que conseguiu instigar minha curiosidade, mas que precisa de alguns cuidados e pode ser melhor estudado e trabalhado para se tornar um produto ainda mais interessante.

Submitted

Agradeço muito por ter jogado, analisado e dado dicas sobre meu jogo Sentimentos Portáveis! Pretendo testar mais para produzir um produto de melhor qualidade.