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[CATEGORIA - ARTÍSTICA] Review, notas e conclusões finais.

A topic by Flying Piffero created Aug 12, 2019 Views: 139 Replies: 1
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Jam Judge (1 edit)

Para analisar a arte dos jogos recebidos, irei avaliar  o quanto ela ajuda ou não na fluidez do jogo. Assim como sua combinação com o tema do jogo.

Os jogos estarão em ordem alfabética independente da nota.

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Heróis Combatentes - Ilustração:  3.0 | Design Gráfico:  9.0

Em Heróis Combatentes o estilo seguido foi o medieval, tendo uma sinergia em todos os componentes feitos, nenhum fora da curva.  Apesar de não tão trabalhado, a parte gráfica das cartas cumprem o seu papel de temática e fáceis de entender tanto a estrutura quanto a mensagem de cada uma.

A diferenciação de cada tipo carta também é um ponto positivo por ajudar na hora de entender o que cada uma faz (Cada padrão é herói enquanto carta mini é masmorra ou eventos aleatórios).

Partes que deixaram a desejar:

 - Tabuleiro: As marcações das casas dificilmente são notadas, assim como os símbolos de evento aleatório (?). A nomenclatura das construções poderiam ou ser só para um lado, ou todas ter para os dois lados. Misturar isso trouxe um sentimento de caos  e de discordância com o próprio ícone daquela construção.

 - Peões de cada jogador: Cada um tem sua cor para diferenciar. Mas a partir do momento que uma pessoa daltônica for jogar, pode ocorrer problemas. Então já que cada peão tem um símbolo, por que não prezar por formas diferentes ao invés só de cores?

 - Cartas de Heróis: Cada um deveria representar um sentimento, mas nada nos faz sentir isso como algo relevante. Tanto pela habilidade do personagem quanto pela sua carta. Talvez uma coloração básica ou até um detalhe a mais em cada fizesse essa conexão. Se for chamar de Heróis, é bom que eles causem o sentimento de identificação, se não só terem nome.

Por fim minha nota mais alta vai para a parte de design gráfico, pela concordância dos componentes com o jogo em si, a diagramação fluída de tudo e o modo orgânico de absorver as informações.

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Salve a Bandeira - Ilustração: 3.0 | Design Gráfico:  1.0

Em Salve a bandeira existe o tabuleiro com as casas de movimentação bem delineadas e um cenário bem trabalhado. Mas as Bandeiras, que são o foco do jogo, não são o foco do tabuleiro se perdendo na imagem de fundo e não tendo destaque para você bater o olho e já saber o que tem que ser feito. Ainda no tabuleiro existem duas áreas de itens, que são indispensáveis se for jogar o jogo físico e não digital.

Outros detalhes que deixaram a desejar:

Ícones de personagens: Estão no tabuleiro de uma forma aleatória, sem seu devido lugar demarcado.

O arquivo para PnP: É um print do jogo em seu modo digital, necessitando de ajustes para funcionar no impresso e com muitas informações que você não vai precisar.

A parte artística que entregou bem foi o tabuleiro em si. Mas o resto das informações ficam a desejar e não entram em harmonia com o mesmo.

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Sentimentos Portáveis - Ilustração: 8.0 | Design Gráfico: 7.0

O jogo Sentimentos Portáveis é formado por cartas, sendo dois decks distintos: Robôs e Sentimentos. A distinção de cada carta é bem feita e fácil de entender. Cada robô tem sua própria ilustração e todos seguem um padrão. 

Análise de cada componente: 

- Layout das cartas dos robôs: Podia ser temática. Com desenho de parafusos, umas linhas para dar sentimento de que são placas encaixadas, etc. Isso daria uma identidade visual a mais pro jogo.

 - Cartas de sentimentos: O encaixe que é feito das cartas de sentimentos ao serem acopladas na carta de robô foi uma boa sacada, mas seria interessante ter mais alguma coisa ali pra você lembrar qual é o sentimento além da cor dele. Outra boa sacada foi os ícones de quantidade de cartas pra cada efeito.

 - Verso das cartas: Tem uma orientação diferente da frente das cartas quando poderia seguir o mesmo padrão. Isso causa uma desconexão desnecessária. Apesar de não parecer, muitas pessoas se orientam pelo verso das cartas. Então se virarem e a ilustração estiver para  um lado totalmente diferente, vai haver desconforto.

A parte gráfica foi bem trabalhada apesar de precisar de umas alterações. O jogo é chamativo pelo seu estilo e pode atrair jogadores só pela sua arte se bem trabalhada.

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Solidão - ilustração:  4.0 | Design Gráfico:  6.0

O nome do jogo e o intuito dele, nos faz sentir o que precisa pra temática dele, mas não é tão assim com as artes.

O tabuleiro é carregado de informações, contendo corações de duas partes diferentes (esse tendo que ser o foco), pedras e ainda uma textura no fundo que não dá pra distinguir muito o que é e por que está ali. Seria interessante colocar colorido somente o essencial e talvez mais escuro e voltado para o cinza o que for só detalhe.

As cartas de coração tem uma formação bonita e interessante, mas fica um misto de saber se aquilo deveria causar boas sensações por ser bonito ou más sensações por conta do tema do jogo e o que retrata nelas.

O verso das cartas tem uma borda branca que não conversa com o desenho central e ajuda na poluição visual.  A logo gritante e a borda de espinhos faz com que o Anjo atrás brigue com o fundo que é quase da sua cor e quase se perde nela.

Apesar da poluição visual, a organização dos elementos ajuda na hora de saber o que tem que fazer e pra onde ir.

Submitted

Agradeço muito por ter jogado, analisado e dado dicas sobre meu jogo Sentimentos Portáveis! Pretendo otimizar as ilustrações e o design para atualizações futuras.