Assim como no Mesa de papelão anterior, minha nota será de acordo com o quanto a arte do jogo ajudou ou não no seu entendimento, assim como o quanto arramado ela está com o tema e o funcionamento.
Os jogos estarão em ordem alfabética independente da nota.
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Alien S.A. - Ilustração 10 | Design Gráfico 9
Em Alien S.A., o Autor cumpriu muito bem a proposta, entregando algo inteligente e novo onde os jogadores são empreendedores tentando criar algo para ganhar público se aproveitando das "atrações" da Área 51.
A arte está muito boa e atende bem a necessidade do jogo. Com uma iconografia clara e precisa, assim como a organização de cada parte dos tabuleiros, o jogo não trás sensação de estar perdido sobre seus objetivos.
Partes que deixaram a desejar:
- Verso das cartas e tiles: Sobre a carta de evento, sinto que a palavra de cabeça para baixo quase não ajuda na compreensão do que ela é. Apesar do objetivo ser todos na mesa podem ler de qualquer ponto, a partir do momento que já contém um símbolo para isso e ainda uma cor, torna a palavra escrita desnecessária por ser a única coisa fora do padrão.
Os demais versos são autoexplicativos, mas falta uma "firula" a mais pra continuar com o ritmo do jogo. Talvez um padrão com mais detalhes, ou jogo de palavras acerca do tema. Por que apesar de ser só o verso das cartas, elas também são bem importantes e podem ser usadas para dar uma ajuda na imersão.
Apesar desses pontos acima, o jogo está num ótimo acabamento e as cores bem diversificadas e ainda em harmonia deixa ele ainda mais atrativo.
________________________________________________________________________________________________________________________________
Wioou! - Ilustração 9 | Design Gráfico 10
Em Wiiou os jogadores precisam achar um espécime alienígena gosmento dentro da Área 51 e um deles é um espião que vence sozinho se encontrar o Alien primeiro. O jogo tem um estilo muito próprio e uma paleta de cores interessante usando o rosa e seus complementos. As peças mantém bem a essência do jogo e conversam com a temática e ainda com a mecânica.
Partes que deixaram a desejar:
- A ilustração dos tiles: Os tokens, verso de cartas e o design do Espécime alienígena seguem um estilo de arte vetorizada sem borda, que dá um charme pro jogo, mas o mesmo não se aplica a todas as peças. As peças de Salas Livres e a de Laboratório Central mudam o estilo do jogo drasticamente e causam um pouco de estranhamento por ter uma borda preta e forte, que vão contra o estilo artístico imposto em todos os detalhes do jogo, inclusive no manual.
O Design gráfico do jogo segue uma onda minimalista que funciona e diverte os olhos. Se o padrão estivesse em todas as peças seria um 10 com certeza.