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[Categoria - Especial] Review, notas e conclusões finais

A topic by byMarcolino created Oct 16, 2019 Views: 148 Replies: 2
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Jam Judge (1 edit) (-1)

Confesso que o tema desta Mesa de Papelão me deixou muito entusiasmado e curioso para ver o que teríamos produzido, sou um interessado em conspirações e alienígenas.

Apesar de termos mais tempo, acabaram surgindo apenas dois jogos. MAS... Ambos os jogos foram bem tematizados e consideravelmente elaborados. Deixo abaixo minhas considerações a respeito dos jogos desenvolvidos nesta 3ª edição do Mesa de Papelão


WIOOU! [Manual 7,0 | Jogo 8,0]

Um jogo simples, alucinado e rápido. Com uma proposta bem divertida e tematizada com a Jam. Com um nome inovador e muito tematizado, confesso que me impressionou ao ver tantas mecânicas juntas e fiquei curioso para ver se funcionaria.  Traidor, eliminação de jogador, exploração de tiles, diferentes habilidades, tudo isso e mais em um jogo semi-cooperativo.

Na mesa foi bem divertido, pessoal apreciou, e mesmo o jogador eliminado não se incomodou tanto pelo fato de cada partida ser rápida e logo em seguida poder voltar a jogar e tentar novamente.

Ficou bem construído quanto a diversidade de mecânicas, a velocidade da partida, o seu desenvolvimento, e o aprendizado geral. Acaba dando vontade de jogar mais novamente logo em seguida.

Muito divertido ver o desespero geral quando temos pelo menos 1 melequento e o frango correndo atrás do restante. Pior ainda quando se tem um espião e esse resolve empurrar alguém. Pânico geral e balburdia. Minha única ressalva vai para o manual, seria legal ter uma revisão de texto e quem sabe alguns exemplos para facilitar a compreensão geral.

Quanto a arte e os componentes, ficou minimalista mas interessante e bem desenvolvido. Gostei.


ALIEN S.A. [Manual 8,0 | Jogo 8,0]

Um jogo de peso médio, com um nível considerável de estratégia mas com uma proposta interessante dentro do tema da Jam.
Com um nome que já diz para o que veio, traz uma novação aos jogos de aliens e conspirações, fazer sua empresa de turismo conspiratório prosperar com os avistamentos aliens não será tão simples, mas será divertido.

Usando o rondel para ativar as ações disponíveis no jogo, é preciso ter um mínimo de gerenciamento de recursos, no caso trabalhadores, dinheiros e entusiastas, para conseguir fazer pontos.

A idéia de se ter construções para turbinar os ganhos que as excurções que sus funcionários farão as regiões relacionadas a famosa Área 51 é muito inteligente e tematizado. Assim como a das localidades só serem ativadas quando um OVNI sobrevoa o local, genial.

Toda a proposta está muito bem construída e realmente me senti um empresário envolvido com o turismo alienígena. A Farei uma pequena ressalva, que é a adição de imagens nos exemplos apresentados. Mesmo não sendo difícil de compreender, acho que facilitaria para algumas pessoas que são mais visuais.

Quanto a arte e os componentes, ficou muito bacana e com uma iconografia que facilita o jogo.  

CONCLUSÂO

Confesso que gostaria de ver ambos os jogos sendo produzidos oficialmente por alguma editora ou tendo sucesso em um empreendimento autônomo. Gostei de ambos os jogos e desejo sucesso para seus criadores.

Submitted

Opa, obrigado pelo tempo para dar uma olhada nos projetos. O manual na primeira versão tinha exemplos ilustrados, mas acabei tirando para tentar reduzir o tamanho final. Tenho que reformular a diagramação e o próprio texto para tentar um manual mais prático e eficiente. De qualquer forma, obrigado pela oportunidade e pelas críticas e observações construtivas.

Submitted

Gostaria de agradecer por todos os pontos evidenciados e pelo teu tempo. Foi uma experiência diferente e alucinante. Decidir participar aos '45 do segundo tempo', e essa experiência contribuiu para que eu adeque melhor o tempo em um próximo. Levarei em consideração todos os pontos, principalmente sobre o manual. Essa sensação de desespero e perseguição era algo que gostaria muito de passar. Um abraço