Confesso que o tema desta Mesa de Papelão me deixou muito entusiasmado e curioso para ver o que teríamos produzido, sou um interessado em conspirações e alienígenas.
Apesar de termos mais tempo, acabaram surgindo apenas dois jogos. MAS... Ambos os jogos foram bem tematizados e consideravelmente elaborados. Deixo abaixo minhas considerações a respeito dos jogos desenvolvidos nesta 3ª edição do Mesa de Papelão
WIOOU! [Manual 7,0 | Jogo 8,0]
Um jogo simples, alucinado e rápido. Com uma proposta bem divertida e tematizada com a Jam. Com um nome inovador e muito tematizado, confesso que me impressionou ao ver tantas mecânicas juntas e fiquei curioso para ver se funcionaria. Traidor, eliminação de jogador, exploração de tiles, diferentes habilidades, tudo isso e mais em um jogo semi-cooperativo.
Na mesa foi bem divertido, pessoal apreciou, e mesmo o jogador eliminado não se incomodou tanto pelo fato de cada partida ser rápida e logo em seguida poder voltar a jogar e tentar novamente.
Ficou bem construído quanto a diversidade de mecânicas, a velocidade da partida, o seu desenvolvimento, e o aprendizado geral. Acaba dando vontade de jogar mais novamente logo em seguida.
Muito divertido ver o desespero geral quando temos pelo menos 1 melequento e o frango correndo atrás do restante. Pior ainda quando se tem um espião e esse resolve empurrar alguém. Pânico geral e balburdia. Minha única ressalva vai para o manual, seria legal ter uma revisão de texto e quem sabe alguns exemplos para facilitar a compreensão geral.
Quanto a arte e os componentes, ficou minimalista mas interessante e bem desenvolvido. Gostei.
ALIEN S.A. [Manual 8,0 | Jogo 8,0]
Um jogo de peso médio, com um nível considerável de estratégia mas com uma proposta interessante dentro do tema da Jam.
Com um nome que já diz para o que veio, traz uma novação aos jogos de aliens e conspirações, fazer sua empresa de turismo conspiratório prosperar com os avistamentos aliens não será tão simples, mas será divertido.
Usando o rondel para ativar as ações disponíveis no jogo, é preciso ter um mínimo de gerenciamento de recursos, no caso trabalhadores, dinheiros e entusiastas, para conseguir fazer pontos.
A idéia de se ter construções para turbinar os ganhos que as excurções que sus funcionários farão as regiões relacionadas a famosa Área 51 é muito inteligente e tematizado. Assim como a das localidades só serem ativadas quando um OVNI sobrevoa o local, genial.
Toda a proposta está muito bem construída e realmente me senti um empresário envolvido com o turismo alienígena. A Farei uma pequena ressalva, que é a adição de imagens nos exemplos apresentados. Mesmo não sendo difícil de compreender, acho que facilitaria para algumas pessoas que são mais visuais.
Quanto a arte e os componentes, ficou muito bacana e com uma iconografia que facilita o jogo.
CONCLUSÂO
Confesso que gostaria de ver ambos os jogos sendo produzidos oficialmente por alguma editora ou tendo sucesso em um empreendimento autônomo. Gostei de ambos os jogos e desejo sucesso para seus criadores.