Skip to main content

Indie game storeFree gamesFun gamesHorror games
Game developmentAssetsComics
SalesBundles
Jobs
TagsGame Engines

[CATEGORIA MATERIAL/EDITORA] Review, notas e conclusões finais.

A topic by Sam Geraldini created Oct 17, 2019 Views: 184 Replies: 2
Viewing posts 1 to 3
Jam Judge

Como jurada da categorial de Uso de Material / Editora meu foco para as análises será voltado para 3 questões: o uso do tema, a escolha e o uso dos materiais (componentes) e o potencial de produto que o jogo demonstra.

Os jogos estão classificados em ordem alfabética, independentemente da nota recebida.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alien S.A.  - Material: 8.0 | Produto: 9.0

Alien S.A.  é um euro para 2 a 4 jogadores. Ele trabalha o tema da Jam (Área 51) de forma aprofundada, cheio de boas referências, puxando também para o lado mais exacerbado do ficcional, pra chamar mais atenção do público.

É um jogo grande, com vários elementos de tipos diferentes. Isso certamente reflete em um jogo "caro", com alto custo de produção. Ainda assim, acredito que os componentes foram bem definidos e aproveitados, sem excessos. Para um PNP, o projeto tornou-se praticamente inviável, bem exaustivo, até. Mas gostei muito que a versão digital está disponível. Em questões de publicação, para uma produção independente, seria bastante custoso produzir o jogo, mas com o apoio de uma editora, a inserção e aceitação no mercado podem ser muito boas.

O jogo foi muito bem apresentado no manual, com imagens, fluxos e explicações excelentes. Ele tem bastante regrinhas, e gostei bastante que o tema ficou muito bem encaixado ali. Como melhoria, apenas, diria que algumas regras me soaram confusas ou sem muito sentido (como por exemplo, no rondel, mover 1 a 2 casas sem custo ou pular para a casa oposta, que indica mover 3 casas sem custo). Seria legal se o autor desse uma polida nessas coisinhas (seja em questão de Game Design ou de didática na explicação).

Ao meu ver, Alien S.A. pode ser um produto trabalhoso, mas bem aceito pelo mercado nacional. Ele tem um jeitinho de euro médio-leve que muitos outros jogos apresentam, e que o público aceita muito bem. Como dica, acho válido encontrar os diferenciais do jogo e explorá-los com bastante carinho, evidenciando-os sempre quando for apresentar o projeto, seja para o público ou para uma editora. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Wioou!  - Material: 9.0 | Produto: 7.0

Wioou é um jogo rápido para 2 a 5 jogadores. Ele aborda o tema de forma engraçada, divertida, fantasiosa e sem muito aprofundamento. Gostei do tom de humor colocado no enredo, o que combina bastante para jogos leves e rápidos como o proposto.

O jogo conta com poucos componentes, tornando-se bem viável em termos de prototipação e de produção. Acredito que foram bem pensados, trazendo as informações necessárias.

O manual é enxuto e cômico, deixando a leitura bem mais leve. Mesmo assim, alguns errinhos gramaticais e de tempo verbal deram uma quebrada no ritmo de leitura, vale dar uma revisada nisso.  Também é legal deixar claro qual o objetivo do jogo (no início do manual), sem misturá-lo ao texto flavor. Isso pode ser resolvido com frases importantes negritadas ou com algum outro tipo de destaque. 

Wioou é rápido, com doses de humor, sorte e regras simples. Em resumo, um bom jogo para se jogar com iniciantes.

Acredito que o jogo é interessante e bem desenvolvido, mas tem pouco diferencial a oferecer. Acho importante conseguir evidenciar esses diferenciais, caso existam, ou buscar mais inovação em algo que certamente vai atiçar a curiosidade do público. Alguns elementos de game design me deixaram curiosa, como as decisões de criar um "jogador espião" (não achei muito interessante) e de transformar jogadores derrotados em "melequentos" (achei interessante).

Com isso, é possível concluir que o jogo não seria um "estouro" no mercados de boardgames atual, sendo restringido a uma público mais casual e que comumente investe menos na compra de jogos. Isso não é necessariamente ruim, pois depende muito do investimento colocado nele. Acho importante que o público alvo seja bem estudado, pois, apesar disso, Wioou! certamente pode ser um grande atrativo para públicos mais específicos dentro e fora desse nicho. 

Submitted

Opa, obrigado pelo tempo para dar uma olhada nos projetos. Pois é, sobre o manual, foi complicado fazer uma boa revisão a tempo, obrigado pelas sugestões. Estou tentando refinar o projeto com base nas considerações de colegas e na de vocês. 

Obrigado pela oportunidade e pelas críticas e observações construtivas.

Submitted (1 edit)

Gostaria de agradecer por todos os pontos citados e pelo teu tempo. Foi uma experiência diferente, alucinante e melequenta. Decidir participar aos '45 do segundo tempo', e esse detalhe contribuiu para que eu adeque melhor o tempo em uma próxima JAM. Levarei em consideração todos os pontos, principalmente sobre o manual que passará por ajustes e revisão. Um abraço