Skip to main content

Indie game storeFree gamesFun gamesHorror games
Game developmentAssetsComics
SalesBundles
Jobs
Tags

Ferramentas Gratuítas para criar seu JOGO!

A topic by All-x Dev created Jun 06, 2020 Views: 593 Replies: 1
Viewing posts 1 to 2
Jam Host
Fala galera!
A grana tá curta pra qualquer um. Então a seguir vou listar algumas ferramentas 0800 que já tive oportunidade de experimentar para criar jogos. Não vou me alongar muito, pois não sou 'mestre' em nenhuma delas. Acima de cada trecho deixarei um vídeo de tutorial para quem se interessar em começar.

- Game Engines:

Apesar de quem se inscreveu possa já ter uma game engine preferida, há quem ainda mal tenha começado a criar jogos. Provavelmente a maior parte da lista já seja de conhecimento de vocês, mas segue com um breve comentário.
Unity: Uma das lideres do seguimento com conteúdo de sobra. Escolha mais segura pra quem não quer se arriscar. Precisa de uns ajustes aqui e ali pra ficar ok com jogos 2D, mas melhorou muito nas últimas versões. A interface pode assustar um pouco no começo, mas é só impressão, logo se acostuma.

Godot: Mais simples que a Unity quanto à jogos 2D, bem completa. Pra quem já utiliza Unity é bem fácil de se acostumar. Minha critica à ela talvez seja o desempenho/compatibilidade. Algumas vezes o jogo tinha 'frame drops' ou 'flicks' constantes num PC e noutro não. Desde a última vez que usei parece ter melhorado bastante.
Construct3: Apesar de ser uma aplicação paga, a versão free é o bastante para qualquer projeto simples, ainda mais para jams. Apesar de manter a mesma formula da programação visual, essa continua sendo na minha opinião uma das melhores opções pra quem está começando.
LÖVE: Só uma menção pra uma biblioteca que estou aprendendo agora. Para pequenos projetos é ótima, pois programar em Lua é descomplicado. Mas a desvantagem é que muita coisa terá que ser feita 'na unha'. Há alguns editores de terceiros, mas o ideal é ter o seu próprio. Uma alternativa, ainda programando em Lua, seria o Defold, nunca testei mas não parece um monstro de sete cabeças.

- Editores de Imagem 2D:

GIMP: Meu preferido para qualquer edição de imagem, mesmo que só para redimensionar a imagem. Sem mais cometários, não é só uma alternativa ao Photoshop, é um produto completo.
InkScape: Já há algum tempo sem uma grande atualização, mas ainda continua sendo ótimo pra criação de desenhos vetoriais. Substitui muito bem um Corel da vida. O problema maior é com crashs que ocorrem vez ou outra, então habilite o backup 😁

- Editores, Geradores e Sequenciadores de Áudio:

LMMS: Quando usei pela primeira vez me surpreendi, já achei que poderia criar a trilha sonora dos meus jogos dali pra frente. Só que falta uma coisa básica chamada talento, então uso mais pra criar efeitos sonoros, afinal ele tem plugins 8 bits e geradores com diversas opções de personalização.
Bfxr: Uma mão na roda pra gerar os efeitos sonoros do seu jogo rapidamente, perfeito pra Jams.  A interface "tudo em 1" pode assustar, mas não vejo forma melhor pra esse programa. Ele tem geradores pra tipos específicos de som como "pegar moeda", "ganhar vida", "atirar" e etc. Quando está contra o tempo, essa ferramenta pode lhe ajudar bastante.
Audacity: Meu uso do Audacity vai desde cortes simples até geração de efeitos sonoros. Muitas vezes os 2 programas citados anteriormente não são suficientes para criar seus efeitos sonoros da maneira que imaginou, mas com algum ajuste de tom, velocidade ou volume tudo se encaixa. Muitas vezes gravo som do ambiente e remixo no programa, já que é possível editar o som de 'cabo à rabo'.

- Modelador 3D:

Blender: Citando apenas um, pois é o que realmente faz o serviço e tem uma gama incrível de opções, além de uma comunidade devota que mantém tudo funcionando.  A versão mais recente está bem mais amigável, então se você viu as versões antigas e se embanou com a interface, vai ficar impressionado com a melhora.
Submitted

Vou deixar aqui também a sugestão do Krita pra animação 2D. É gratuito também, super simples de usar e tem me servido super bem