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SEMANA 01: O CONCEITO Sticky

A topic by Gnarled Monster created Nov 06, 2020 Views: 379 Replies: 3
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E aí galera! Toda sexta-feira postarei um texto aqui para auxiliar no processo criativo de vocês. Vou começar com uma tradução resumida das instruções do manual organizado pelo Ray Otus (que pode ser encontrado aqui: https://rayotus.itch.io/gygax75) e depois seguir com algumas sugestões minhas pensadas para essa JAM. 

SEMANA 01: O Conceito 
Essa vai ser a mais tranquila. Você só precisa imaginar o conceito geral do seu cenário e botar as ideias no papel. Com o desenrolar do processo você pode acabar retirando ou adicionando novas ideias (lembrando que o limite máximo sugerido por cenário é 12 páginas A5).

  • Reúna suas fontes de inspiração. Faça uma coleção dos recursos que te ajudarão a produzir o cenário: textos, músicas, filmes, imagens. Você pode usar o pinterest para reunir artes conceituais, por exemplo, ou fazer algo em cima das imagens de domínio público disponíveis na internet.
  • Escolha/Crie um caderno de anotações. Se você quer usar um daqueles cadernos chiques mais se sente intimidado, comece jogando ele no chão, arremessando na parede e derramando café em cima dele pra mostrar quem é que manda (eu fiz isso e deu certo). Se não, pegue um daqueles caderninhos baratos ou crie um documento em algum aplicativo de texto como o google docs ou o evernote.
  • Desenvolva o seu “Pitch”. Escreva 3-7 tópicos bem resumidos que irão vender o seu mundo aos jogadores. Esses tópicos construirão a expectativa do seu jogador, dando uma idéia do que encontrarão (e do que não encontrarão) no cenário para que eles possam imaginar personagens que combinem com o seu mundo.

Lembre-se: O objetivo desse desafio não é criar um grande cenário super completo. O limite de 12 páginas serve justamente pra você não pensar em fazer algo elaborado demais e acabar desistindo. A idéia é criar um pequeno universo que pode servir de início de campanha ou como um lugar que pode ser encaixado em campanhas que já existem. 

Além disso, também é interessante já ir pensando em como organizar a sua aventura pro documento final. Isso te oferece um objetivo concreto pra organizar as suas ideias e ajuda a planejar a forma do material.  Aqui vai uma sugestão caso você queira seguir o cronograma do Ray Ottus a risca e usar todas as 12 páginas:

01: Capa
02-03: Introdução/Conceito Geral
04-05: Mapa da Região e descrições
06-07: Cidade e descrições
08-09: Dungeon (se tiver)
10-11: Idéias para aventuras futuras
12: Créditos, agradecimentos etc

Você também pode se desafiar a fazer o cenário caber em menos páginas ou focar apenas em algum desses conteúdos. O seu cenário poderia ser, por exemplo, uma cidade/dungeon gerada proceduralmente através de tabelas aleatórias enquanto os jogadores exploram o lugar, criando uma coisa diferente toda vez que é visitada. Ou que tal um cenário descrito implícitamente através de um bestiário de criaturas ou de uma lista de equipamentos mágicos/peculiares? As possibilidades são infinitas.

Enfim, se tiverem mais sugestões joguem aí nos comentários, vamos botar lenha nessa fogueira criativa!

(+1)

Para estimular a interação e colaboração entre os criadores brasileiros e sugerir um aprimoramento à proposta original, quero propor uma SEMANA EXTRA na nossa Jam Brasilis, onde a gente deve escolher pelo menos um cenário de outra pessoa e criar um vínculo entre os dois. Pode ser uma sobreposição, uma fronteira comum, um portal que os interliga ou qualquer outra ligação. Que acham? 😍🧑‍🤝‍🧑

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Ótima ideia! Acho que dá certo, não precisa aumentar o prazo porque já tem uma semana extra

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Caraca, adorei a idéia!