Quais foram as suas experiências com essa jam? O que vocês aprenderam? Qual parte vocês tiveram mais dificuldades? Vamos discutir
Meu jogo: https://thebool.itch.io/preyhunt
Quais foram as suas experiências com essa jam? O que vocês aprenderam? Qual parte vocês tiveram mais dificuldades? Vamos discutir
Meu jogo: https://thebool.itch.io/preyhunt
Essa foi a minha primeira game jam, o meu segundo jogo criado no gamemaker, aprendi algumas coisas básicas e gostei do resultado final, fiz mecânicas sozinho sem tutorial, inclusive criei essa conta uns 2 dias antes dessa game jam começar. Tive uma ideia de história interessante antes mesmo de começar a criar o jogo, e deu tudo certo, e a parte mais difícil foi arte, pois não sou mt bom em pixel art
Uma bosta cara, c n tem noção. Fiz esse jogo inteiro usando um mini MAC que n roda quase nada, Eu todo dia tenho que colocar gelo no meu pc pra ele rodar. 4 dia antes de acabar a gamejam, o meu monitor quebrou, tive que trocar para um monitor quadradão que não tem HDMI e precisa tirar o apoio, tendo que deixar ele sem apoio fazendo ele cair toda hora... Com essa gamejam se eu ganhar , eu vou comprar um monitor e pegar um pc melhor. A produção foi até que legal fazer de inicio, só que eu e meu amigo ficamo o dia inteiro em 4 dias consecutivos trabaiando nesse jogo sem pausa nenhuma :( ...
eu já estou usando a Unreal Engine 5 desde julho, de lá até agora, eu comecei uns 7 jogos e terminei uns 3, aprendi muitas coisas que foram úteis para o meu jogo, e a minhaa carreira vai ser de jogos de terror e horror, isso me ajudou, essa foi a minha primeira game jam, essa game jam me fez aprender os niagara effects, animações no sequencer e sistema de coleta de itens, eu estou desesperado com alguns erros no meu jogo tentando exportar antes que o tempo acabe, eu criei um tópico, se quiser me ajudar, vai lá
no geral foi bem daora, ja tinha participado de uma game jam antes mas os cara que eu tava fazendo, não tava ligando muito, ai no fim não fizemos quase nada. Mas essa jam, eu fiz com 2 amigos meus e foi muito daora, nois 3 se esforçamos MUITO pra fazer algo legal, mesmo que a gente nunca tivesse feito nada no unity antes, foram 10 dias com geral o dia inteiro em call desenvolvendo o jogo, então foi muito legal! . Eu tb sempre tive receio do unity porque todas vezes que eu tentei fazer algo nele nunca deram certo, mas dessa vez eu peguei pra valer, e consegui aprender muita coisa, tanto que já to pensando em outros projeto pra fazer nele no futuro.
acho que foi a jam mais exaustiva que eu já participei
foi bagunça total, equipe (eu e mais 1 amigo) decidimos o tema 8 dias antes de postar e em meio a tudo isso tiveram problemas pessoais e mil outras coisas que quase fizeram a gente abandonar o projeto
que bom que não desistimos, mas longe do resultado que eu gostaria de chegar sendo honesto KKKKKKK só evoluir agora e ir pra próxima com mais experiência
em resumo:
musica: pra mim foi facil, ja tinha """"experiencia"""""
arte: 5 resprites dos tilesets
game design: olha, eu fiz um game design!!!!111
programaçao: erros demais
pc: corrompendo, dando erro, sem espaço, assaltando banco...
fiquei trabalhando sem parar nesse mini projeto...
em geral foi bom pra minha primeira gamejam :DD
Basicamente eu tive 10 dias pra fazer, sendo que cada dia eu desenvolvia 2 a 4h o jogo, pois o pc não é meu, foi bem difícil e foi o meu primeiro jogo "completo" não consegui fazer oque eu queria, mas me deu ânimo para aprender mais de GameDev, e fazer alguns joguinhos ai, eu fiz bem na loka msmo, tudo bagunçado e tals, eu sabia que eu não ia ganhar então apenas tentei dxar bom.
Eu lamento muito por não ter enviado a tempo, nos ultimos 10 minutos me embolei todo na hora de upar o projeto kkkk' Fiz na Gdevelop, minha proposta foi um visualnovel com um input pra resolver enigmas; Minha esposa estava enpolgada com isso, foi dormir chateada :c
Em relação a experiencia com a produção do game tive dificuldades em iniciar o desenvolvimento usando game engine, mas ja consigo separar bem os conceitos de camadas de interfacee gráfica, e consegui associar que na gedevelop funciona com 'função <-> ação'... aprendi a usar os objetos na hora da lógica, pelo menos nisso estou satisfeito. Eu costumo fazer minhas gambiarras de programação usando js puro, deem uma conferida no meu jogo da forca, não usei game engine o/
Aprendi que tenho que tomar cuidado com o escopo do projeto. Eu planejei meu jogo para ter 3 fases, cada uma com um estilo de gameplay diferente, a 1ª é puzzle, 2ª combate e a 3ª stealth. Gastei 10 dias só no primeiro nível e na cutscene de introdução, aí a ansiedade começou a bater. No final eu tive que cortar muitas features dos dois níveis seguintes (o 2º nível é 50% da visão original, o 3º só 10% e nem é stealth) e as cutscenes de créditos são bem mais simples que a de introdução. Ainda assim é bom conseguir entregar o jogo na minha primeira game jam, só espero que quem jogar não sinta tanto a queda de qualidade no final :)
Se quiserem testar, o nome é Project Exodus