Faça suas perguntas aqui que eu vou responder TODAS
leia as regras
"Regras:
tudo que está escrito deve ser seguido, tudo que não está escrito significa que SIM, então você pode sim usar assets externos(como sons, músicas, modelos, sprites, gerados por IAs,etc.) apesar que não seria divertido ter uma chance de ter coisas repetidas em jogos diferentes.
ignorando o vídeo e seguindo as regras da jam(O jogo precisa ter viagem no tempo), saiba que tudo se deve a questão de interpretação(isso que deixa os jogos únicos), ou seja, você pode fazer uma cena(cutscene) que possua viagem no tempo, um jogo inteiro que gira em torno de viagem no tempo ou até mesmo pequenas partes de viagem no tempo(você só precisa ter).
NÃO, um side scroller que não é focado em obstáculos não é considerado plataforma. O gênero plataforma é definido por uma jogabilidade centrada na travessia de obstáculos, geralmente com o objetivo de chegar ao final do nível. Se um jogo não tiver obstáculos, ele não terá a jogabilidade essencial do gênero plataforma.
Um exemplo de um side scroller que não é considerado plataforma é o jogo de tiro "Contra". O objetivo do jogo é derrotar inimigos e chefes, e não há obstáculos que o jogador precise superar para progredir. Outro exemplo é o jogo de corrida "Sonic the Hedgehog". O objetivo do jogo é coletar anéis e chegar ao final do nível, e não há obstáculos que o jogador precise superar para progredir.
depende da definição de "jogo de plataforma". Se a definição for focada na travessia de obstáculos, então Sonic não é um jogo de plataforma. Os jogos do Sonic geralmente não têm muitos obstáculos que o jogador precise superar para progredir. O foco principal dos jogos do Sonic é a velocidade e a ação. O jogador precisa correr rapidamente pelos níveis, coletando anéis e derrotando inimigos. Os obstáculos que existem nos jogos do Sonic geralmente servem apenas para desacelerar o jogador ou dificultar sua progressão, mas não são essenciais para a jogabilidade.
No entanto, se a definição de "jogo de plataforma" for mais ampla, incluindo jogos que tenham um foco na exploração de um mundo aberto ou na ação, então Sonic pode ser considerado um jogo de plataforma. Os jogos do Sonic geralmente têm um mundo aberto que o jogador pode explorar livremente. O jogador também precisa usar suas habilidades de corrida e ação para derrotar inimigos e superar obstáculos.
é você deixar alguma forma de saber quem fez o jogo, exemplos:
feito por echinda studios: https://itch.io/profile/echinda-studios
outro exemplo:
programador: https://itch.io/profile/echinda-studios
designer: https://itch.io/profile/echinda-studios
modelador: https://itch.io/profile/echinda-studios
pode ser email, instagram, link da conta do roblox, etc. Só precisa ter como saber quem é que ajudou ou fez
Mil desculpas! minha resposta estava incorreta(não tinha entendido direito o que você queria dizer)! aqui vai uma resposta exata:
Não, seu jogo não é considerado plataforma, pois o personagem fica apenas navegando pela fase. Isso faz o jogo seguir as regras da game jam.
Em relação à sua segunda pergunta, o jogo vira plataformer quando o jogador começa a controlar um personagem que deve navegar por uma série de plataformas. Isso pode acontecer no início do jogo, ou pode ser uma mecânica que é introduzida mais tarde.
exemplos:
plataforma direta:
perceba que, a mecânica principal é saltar sobre plataformas para alcançar o final de um objetivo.
plataforma indireta:
No início do jogo, Samus Aran só pode se mover pelo mapa usando o morph ball. No entanto, à medida que o jogo progride, ela adquire novas habilidades, como o salto duplo e o deslizamento, que permitem que ela explore áreas mais altas e difíceis.
não plataforma:
Nesse jogo, não é obrigado a fazer as plataformas para passar de nível, isso porque o próprio deixa você nadar, isso porque o foco é derrotar os inimigos.
Para enviar um jogo para o itch.io, você precisa primeiro criar uma conta na plataforma. Depois disso, você pode criar um projeto e enviar os arquivos do seu jogo. O limite de tamanho para jogos no itch.io é de 1 GB(se passar do limite, você pode compactar o jogo, ou enviar um link para baixa-lo ou joga-lo, o método mais recomendado é o google drive, mas pode ser qualquer outro, como o mediafire, o mega, dropbox).
Aqui estão os passos para enviar um jogo para a game jam:
O limite de tamanho para jogos no itch.io é de 1 GB(se passar do limite, você pode compactar o jogo, ou enviar um link para baixa-lo ou joga-lo, o método mais recomendado é o google drive, mas pode ser qualquer outro, como o mediafire, o mega, dropbox).
NÃO ENVIE NA COMUNIDADE! CRIE UM PROJETO E DEIXE O LINK DO JOGO NA DESCRIÇÃO!
não. Viagem no tempo é definida como o movimento de um objeto ou pessoa de um ponto no tempo para outro. No caso em questão, o jogador não está realmente viajando no tempo, mas sim para uma dimensão diferente. Essa dimensão pode ser considerada como um ponto no tempo diferente, mas também pode ser considerada como um lugar completamente separado do nosso universo.
Mas teoricamente, se eu mudasse de dimensão e fosse para algum outro ano, poderia se caracterizar viagem no tempo certo?
Digamos que, eu vá para essa dimensão, e ela se passa no futuro. Em 2078 digamos assim, meu jogo se passa em 2010, ou seja, eu estaria estaria mudando de dimensão, porém eu estaria teoricamente viajando no tempo também.
Infelismente perdi o arquivo de edição do meu jogo, mas felizmente tinha feito uma extração do jogo "jogavel" com o que tinha produzido ( no meu caso, tinha duas fazes completas), eu poderia criar um outro file só com a fase que resta e postar os dois files para ter o jogo completo?
Ex:
arquivo 1 do jogo: fase 1 e 2
arquivo 2 do jogo: fase 3(final)