Indie game storeFree gamesFun gamesHorror games
Game developmentAssetsComics
SalesBundles
Jobs
Tags

E aí, aprenderam muito na Jam?

A topic by EmperorZoldyck created Jan 24, 2023 Views: 192 Replies: 11
Viewing posts 1 to 6
Submitted(+1)

Cara, esse dias foram os mais cansativos da minha vida! Eu acho que tava só meu corpo programando e desenhando porque a consciência já tinha ido pra vala, porém foi bastante benéfico em relação a aprendizagem. Sinto que foi um grande salto em relação aos primeiros jogos, aprendi muita coisa tanto de arte quanto de código, só preciso parar de procrastinar e ir em busca do rumo da música também. 

Não faltava energia fazia uns 5 meses e decidiu faltar bem quando tava salvando o projeto no dia 20. Tinha feito uns 500 diálogos e meu último backup era do dia anterior, coração até congelou com medo de corromper igual aconteceu outras vezes kkkkkkk mas felizmente deu tudo certo. Acredito que testar tanta coisa nova foi o que acarretou em problemas de otimização, mas faz parte.

E vocês, como foi a experiência?

Hoje de tarde já vou começar a jogar os jogos de todo mundo ai, parecem ótimos e com propostas interessantes.

Submitted

Essa jam foi bem cansativa, eu desanimei no meio do projeto e ja estava cansado de investir tanto tempo no jogo, teve alguns bugs que eu quebrei a cabeça pra resolver, gostei do resultado final, aprendi muita coisa, aprendi um pouquinho sobre shaders, aprendi a fazer uma transição de quadradinhos e eu consegui fazer um cenario que fica passando de forma aleatória, que é uma coisa que nunca pensei que conseguiria fazer. A minha maior motivação foi conseguir ver os projetos dos outros, pra saber como eu poderia fazer sistemas que não sei fazer, e se alguém por ai quiser saber como fazer um efeito de o sprite ficar branco, transição, cenario procedural de endless runner e tudo mais, eles terão meu projeto pra saber como fazer. Fiquei muito preocupado com o lançamento, tive muita insegurança por achar que poderia ter um bug que eu não vi e estragaria a gameplay, mas no fim acho que ficou bom o resultado final. Foi uma longa caminhada de muito aprendizado, mas finalmente posso dizer que "terminei" algum dos meus projetos.

Submitted

Bate até um orgulho quando a gente termina um dos nossos projetos, né? Acredito que ficar com tanta "pressão" nesses dias é o que faz a gente chegar ao máximo da nossa capacidade. Tá ai o seu exemplo em relação ao cenário, você disse que nunca pensou que ia conseguir e conseguiu, isso é ótimo. Uma prova de que com esforço e dedicação, você consegue fazer coisas que nem imagina, fico feliz por você e espero que evolua bastante como dev.

Submitted

Aprendi muita coisa, tanto na programação quanto na arte. Tava sem fazer um projeto só meu e que eu tivesse carinho por ele desde agosto do ano passado, essa jam me animou muito pra voltar a fazer meus próprios jogos, desde agosto do ano passado eu só tava fazendo projetos de estudo e nada que eu quisesse continuar trabalhando.

Submitted

Cara aconteceu o mesmo comigo, o que me fez reviver o desejo pra criar jogos (inclusive desenhar, que eu tinha começado mas tinha parado fazia anos) foi as Jam's. Espero que você consiga desenvolver um projeto que goste e foque nele, com certeza esse aprendizado foi bem valioso, boa sorte na sua carreira como dev, partiu estudar pra aprender mais e mais. 

Submitted

Valeu! :D

Submitted

Eu gostei bastante da jam, aprendi algumas coisas novas (e relembrei outras), mas uma coisa que percebi meio tarde foi de maneirar as coisas que queria fazer, tive até uma ideia mais simples para o jogo, pois, era tanta coisa que queria colocar que iria levar umas duas jams para acabar kkkk.

Bem, essa jam me cansou bastante, mas foi divertido, espero poder fazer algo melhor em uma próxima.

Submitted(+1)

Te entendo perfeitamente, eu também queria entupir meu jogo de coisa kkkkkk a ideia principal era quase uns 40% diferente dessa versão final, mas mesmo assim gostei do resultado (exceto por ter pecado na otimização e não ter percebido antes). Imagino o quão cansativo tenha sido, mas pelo menos o aprendizado valeu a pena, com certeza se você focar vai conseguir fazer jogos cada vez melhores, espero te ver na próxima jam e ver sua evolução também. 

Submitted

Foi extremamente cansativo e exigiu bastante de mim, pensei em desistir várias vezes no começo e meu projeto mudou umas 4 vezes antes de ser o de agora, mas em compensação minha lógica e autonomia estão afiadissimas, aprendi muita coisa e explorei muita coisa, como não terminei o curso tem muita coisa que ainda não sei o que resultou em um jogo bem bugado :P mas no fim gostei do resultado e gostei da experiência.

Submitted

Cara, eu acho que dormia umas 5 horas só kkkkkk ansiedade não deixava descansar um segundo, era a todo momento criando códigos na mente e imaginando soluções pra bugs, isso me desgastou bastante, mas realmente valeu muito a pena. As vezes não sai como a gente quer, na verdade raramente sai quando se trata de jam, já que temos pouco tempo e por ficarmos ansiosos não conseguimos colocar as expectativas dentro do prazo do tempo. Mas mesmo assim conseguimos finalizar, gostar do resultado e do aprendizado é o que importa. Ainda não terminei o curso também, tem bastante coisa pra ver, na verdade sempre tem, mesmo que acabe o curso o aprendizado é infinito, sucesso na sua carreira como dev, espero que evolua bastante.

Submitted

Zoldyck, muito necessário seu comentário! Ainda tô cansado de dormir tarde e esquecer de comer kkkkkkk. O mesmo medo de perder o projeto eu tava tendo, já acordava pensando no bichinho. 2 semanas de jam foi pressão suficiente pra dar uma renovada e querer fazer mais uns jogos. Odiei cada segundo de procrastinação porque me lasquei no final, mas quando termina dá um alívio gigaaante!!

Submitted

E eu achava que fome psicológica era uma coisa nada a ver kkkkkkkkk até o dia que eu fiquei programando e fazendo as artes de boa (quase morrendo) desde 07:00, ai deu 15:30 +/- e eu lembrei que não tinha comido nada, bateu fome instantaneamente.  As 4-5 horas de sono diárias, dores no pescoço e na coluna, olhos ardendo, dedos doendo, tudo isso foi horrível, mas valeu muito a pena, realmente deu um gás ótimo pra querer fazer mais projetos e aprender mais. Eu também acho que apesar de tudo procrastinei bastante, talvez se eu não tivesse feito isso teria testado mais meu jogo e não teria me lascado com o problema de otimização, mas pelo menos fico feliz que tenha conseguido aprender tanta coisa nova. Realmente cara, bote alívio nisso!!